O QUE
FAZEMOS.

Nosso objetivo é criar e apoiar ecossistemas de inovação e impacto nas favelas e conectá-los a redes de conhecimentos e oportunidades do mundo. Potencializamos os líderes e as organizações locais para incentivar a criatividade e o espírito empreendedor. Acreditamos que os moradores das favelas têm as respostas para o empoderamento das suas próprias comunidades, e nosso papel é oferecer a eles as habilidades e conexões necessárias para criar, sustentar e florescer hoje e sempre.

NOSSAS INICIATIVAS.

INNOVATION HUB

Espaço de co-working sediado na favela, com o objetivo de providenciar a líderes, ONGs, empreendedores e projetos da comunidade acesso a equipamento, tecnologia, estrutura e capacitação de qualidade, cultivando uma comunidade empreendedora local, que se desenvolva pessoalmente e profissionalmente sem se deslocar para longe de casa.

O espaço já sediou um coletivo de dez organizações e líderes locais, cinco empreendedores e três organizações sociais e é a sede da Favela INC. Além disso, no local, acontecem aulas de inglês, programação e empreendedorismo, além de visitas turísticas e de grupos universitários do mundo todo.

Fornecemos à nossa comunidade os espaços, conexões e recursos necessários para trabalhar, conectar, criar e transformar. 

VISION

Revelando o Invisível. O nome “Vision” (visão em português) foi inspirado na gíria comum nas favelas: “pega a visão”. Mas o que ele representa de verdade é a essência do nosso projeto, que é dar visibilidade à população vulnerável das comunidades do Rio, escondida nos altos do morro e invisível ao olhar até daqueles que desejam ajudar.

Por meio da tecnologia e da parceria com ONGs locais, cadastramos e colhemos informações socioeconômicas de residentes de comunidades e conectamos a projetos de educação, oportunidades de trabalho e recursos emergenciais. Já registramos mais de 3.000 famílias do Vidigal em parceria com seis ONGs locais.

Nosso sonho é que “qualquer pessoa socioeconomicamente vulnerável no Brasil seja cadastrada, facilmente encontrada por aqueles que desejam ajudá-la e que tenha acesso a educação, oportunidades e condições de sobrevivência garantidos”.

INCUBATION

Por meio do nosso processo de seleção, selecionamos projetos de inovadores da favela. Com um processo imersivo e integrativo, identificamos as barreiras que dificultam o desenvolvimento e a sustentabilidade de organizações locais. Nosso programa é flexível e adaptável às particularidades de cada incubado e cada favela onde atuamos. Fornecemos serviços de consultoria de negócios individualizada para cada um de nossos incubados, a fim de entender suas necessidades e desafios individuais, ajudando-os a cultivar um caminho de menor resistência para alcançar seus objetivos.

Temos uma história de sucesso na rodada 2018-19 de incubação, que nos mostrou que a Favela INC tem a habilidade de impulsionar projetos da favela e, assim, transformar vidas.

Essa experiência, além de impactar positivamente cinco organizações diretamente e mais de 150 pessoas indiretamente, nos permitiu identificar fatores chave para o sucesso de futuras rodadas, assim como nos trouxe ensinamentos de metodologia, setup organizacional e competências necessárias para atingir resultados tangíveis.

COLETIVOS COMUNITÁRIOS

Conduzimos um processo de mapeamento dos principais atores locais que contribuem para o desenvolvimento e melhoramento da comunidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Os principais desafios enfrentados são discutidos em reuniões mensais, além de oferecermos capacitação profissional, incentivando o compartilhamento de conhecimento, conexões e recursos para que todos atuem colaborativamente promovendo organização, solidariedade e eficiência. Durante a pandemia, o Coletivo piloto, Vidigal Vive, entregou mais de 75 toneladas de alimentos/kits emergenciais, 6.000 refeições para moradores da rua, entre outras ações. Assim, criamos um espaço íntimo de confiança, visando o aprimoramento de cada integrante, novas parcerias e compartilhamento de recursos de forma inteligente e eficiente.

CONTRIBUTE NOW

Be our donor and help transform the lives of vulnerable people in favelas.

JOIN THE MOVEMENT!

Stay on top of the latest news.